Uma perspectiva lógica e argumentativa: a matéria-prima da ciência.
Atilio Viviani Neto
Luiz Francisco Hipolito
Thiago Oliveira da Silva
A literatura sobre a argumentação e explicação no ensino das ciências encontram uma grande parcela dos estudos expressam que as argumentações e explicações são práticas fundamentais da ciência e são dois aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento do raciocínio cientifico dos pesquisadores e buscando a compreensão de conceitos, conforme aponta (WINDSCHITL, 2008).
Há, ainda, a lógica aplicada nas pesquisas científicas inspirada pela observação teórica de MENDONÇA e JUSTI (2013) há uma diferença entre lógica informal e lógica formal, que está diretamente direcionada com o modo de pensar do pesquisador ou pesquisadora em relação ao objeto de pesquisa, na primeira, a lógica informal fornece mecanismos para o desenvolvimento para analise, interpretação, avaliação, critica e também para a construção dos argumentos do cotidiano. No segundo a lógica formal tem como característica criar mecanismos de que o pensar-pesquisador proceda corretamente com intuito de alcançar os conhecimentos verdadeiros. Nesse sentido, tal como FONSECA (1998) a lógica é um instrumento indispensável ao pensamento cientifico, e FORBELLONE & EBERSPÄCHER (1993) demonstra que a primeira parte da metodologia é justamente a introdução aos fundamentos da lógica, sendo então a matéria-prima da pesquisa.
Partindo para a trajetória que está sendo percorrida pelo doutorando Atílio Viviani Neto a presente pesquisa tem como intuito vasculhar nas “ruinas” culturais imateriais quilombolas e afro-pantaneiras de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT, sobre a relação ancestral dessas comunidades com o que eles entendiam por “Natureza”; e auferir essa memória cosmopolítica da relação Humano-Natureza, que se manteve do século XVIII até o retorno da (re)colonização do centro-oeste, que ocorreu por meio de políticas públicas de ocupação nas décadas de setenta e oitenta do século XX, durante a ditadura civil-militar.
| Foto 1 - Vila Bela da Santíssima Trindade |
E a partir do implemento da cosmovisão do colonizador no território de estudo, seguindo logica linear da pesquisa, porém subvertendo a linearidade em alguns momentos (VOLPATO, 2011), pretende-se descrever quais subjetividades foram estabelecidas nessa nova versão de relação com a natureza. Para tanto, serão utilizados na prospecção dos artefatos cosmopolíticos quilombolas, métodos interdisciplinares transitando pela arqueologia, antropologia e sociologia, com intuito de levantar, mapear, descrever e interpretar lugares, gentes e seus significados.
| Foto 2 - Vila Bela da Santíssima Trindade. |
Com os dados produzidos, espera-se identificar parte das memórias e imaginários da relação humano-natureza do período da ocupação liberta afrodescendente no município; descrever a atual relação com a natureza, já que Vila Bela tornou-se um dos municípios de maior produção bovina no mundo, com mais de 1 milhão de cabeças de gado na região; e elaborar cartografias dessas tensões cosmopolíticas reproduzidas na paisagem natural, que possui em seu território os biomas: Amazônia, Cerrado e seus ecótonos, convivendo com a pecuária.
Em outro contexto, o mestrando Luiz Francisco de Paula Ipolito parte de um contexto do desenvolvimento tecnológico dos dias atuais e a crescente preocupação de estudiosos no âmbito da poluição sonora, a presente pesquisa basear-se na utilização da música contemporânea sob a ótica proposta por MURRAY SCHAFER (2001) para a criação e entendimento de paisagem sonora dentro de um ambiente escolar, e o sentimento de pertencimento aos indivíduos pesquisados.
Assim, compreender o ensino e prática musical sobre a égide da música contemporânea propõem-se reflexão acerca da influência do ambiente sonoro ao grupo de pesquisados conforme destacam VERTAMATTI (2008, p 16) e RODRIGUES (2016, p. 09) bem como o sentimento de pertença a esses indivíduos que ali frequentam o qual MORHY (2018) traz esse olhar em sua pesquisa.
Além disso, acerca dos estudos de sons, ruídos e barulhos iniciados pós revolução industrial até hoje, traz aos seres humanos sempre um olhar cuidadoso do seu entorno e atenção conforme SCHAFER (2001) o qual traz a preocupação para com o desenvolvimento descomedido e suas causas.
A relevância deste tema é além do proporcionar, possibilitar outros caminhos a prática por meio da música contemporânea novos caminhos e possibilidades, sugerindo experimentações, criações e à exploração da diversidade de linguagens sonoras, conforme defende em seus estudos BORGES (2008).
Desta forma, ao propor uma pesquisa cujo foco é compreender como o grupo de adolescentes percebem o ambiente sonoro escolar, como transcrevem esse ambiente através de conceitos musicais contemporâneos e o sentimento de pertencimento, a pesquisa, proporcionará uma ação coletiva, almejando uma produção de conhecimento a ser compartilhado entre os indivíduos pesquisados.
Caminhando para outro objeto de pesquisa do doutorando Thiago Oliveira da Silva situa-se a pesquisa na intersecção das temáticas do Espaço Social, Corpo, servidores e servidoras do Instituto Federal de Mato Grosso, Estrutura social e Governabilidade. A aposentadoria é um desejo para maioria dos indivíduos, uns ainda buscam relutar, mas um dia ela chegará, exceto pela interrupção da vida. Antigamente a aposentadoria era desejo dos indivíduos, mas na sociedade moderna operada por mecanismos capitalistas engendrado nas estruturas sociais a aposentadoria transformou-se em um valioso instrumento de mercado econômico por parte do Estado e do mercado de consumo.
O fio condutor deste projeto parte da seguinte questão: como os discursos e práticas governamentais fazem com que os indivíduos aposentados estejam ou não submisso ao controle do Estado? Entende-se como discurso governamental os métodos do Estado para alcançar determinados objetivos, por exemplo, a reforma da previdência. A própria noção de discurso é ultrapassada para além da mensagem, agregando as propagandas em prol ou contra determinados setores da sociedade nos meios de comunicação. Como centro teórico, serão abordados os conceitos operadores do corpo com a obra de Michel Foucault, a psicologia de Bosi e a concepção de representação social de Pierre Bourdieu.
O objeto de pesquisa compreenderá os servidores ativos ou inativos do Instituto Federal de Mato Grosso/IFMT com idade mínima a partir de 50 anos, ou seja, o objeto de pesquisa é composto por uma tríade formada por servidores ativos, servidores em transição e servidores aposentados. Este é um processo que traz consequências nas mais diversas áreas, que podem ser mais graves se o país não estiver preparado para receber essa população envelhecida, sobretudo se o crescimento do número de idosos ocorrer de forma rápida, como é o caso do Brasil. A pesquisa será realizada in loco através de uma entrevista semiestruturada com os servidores e servidoras nos ambientes em que eles optarem e ao final os entrevistados indicarão outro indivíduo.
Por fim, compreender a lógica e os argumentos dos três objetos de pesquisa expostos acima é fundamental para alcançar os resultados, reflexões ou até mesmo novos questionamentos que serão encontrados nas pesquisas. E, que, o papel da argumentação lógica aplicada a ciência é a matéria-prima para a construção da pesquisa cientifica.
Bibliografias
BORGES, Á. H. Abordagens criativas: possibilidade para o ensino/aprendizagem da música contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.
FONSECA, C. História da computação - teoria e tecnologia. Brasília: LTR, 1998.
FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estrutura de dados. São Paulo: Makron Books, 1993.
MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. D. S. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ISSN 1806-5104 / e-ISSN 1984-2486, 2013.
MORHY, Priscila Eduarda Dessimoni et al. O sentimento de pertença nas crianças da educação infantil em relação à água nos espaços educativos. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Amazonas.
RODRIGUES, P. S. A paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústica. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional Prof-Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.
SCHAFER, R. M. A Afinação do mundo (Marisa Trench Fonterrada, Trans.). São Paulo: UNESP, 2001.
SILVA, M. O. S. Refletindo a Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez Editora, 1986.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
VERTAMATTI, L. R. G. Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética. Editora UNESP, 2008.
VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing; 2011.
WINDSCHITL, M.; THOMPSON, M. B.; BRAATEN, M. Beyond the scientific method: Model-based inquiry as a new paradigm of preference for school science investigations Science Education, v. 92, n. 5, p. 941-967,2008.
BORGES, Á. H. Abordagens criativas: possibilidade para o ensino/aprendizagem da música contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.
FONSECA, C. História da computação - teoria e tecnologia. Brasília: LTR, 1998.
FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estrutura de dados. São Paulo: Makron Books, 1993.
MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. D. S. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ISSN 1806-5104 / e-ISSN 1984-2486, 2013.
MORHY, Priscila Eduarda Dessimoni et al. O sentimento de pertença nas crianças da educação infantil em relação à água nos espaços educativos. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Amazonas.
RODRIGUES, P. S. A paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústica. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional Prof-Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.
SCHAFER, R. M. A Afinação do mundo (Marisa Trench Fonterrada, Trans.). São Paulo: UNESP, 2001.
SILVA, M. O. S. Refletindo a Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez Editora, 1986.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
VERTAMATTI, L. R. G. Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética. Editora UNESP, 2008.
VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing; 2011.
WINDSCHITL, M.; THOMPSON, M. B.; BRAATEN, M. Beyond the scientific method: Model-based inquiry as a new paradigm of preference for school science investigations Science Education, v. 92, n. 5, p. 941-967,2008.
interessante...
ResponderExcluirImportante a distinção entre lógica informal e formal, aproximando o tema aos leitores. Os autores optaram por dedicarem boa parte do texto à explanação de como a lógica poderá ser incorporada ao desenvolvimento de seus projetos. Estima-se que seja um bom início para a seguimento dos trabalhos.
ResponderExcluir